sexta-feira, 6 de junho de 2014

Psicologia Aplicada

O trabalho desenvolvido pelos psicólogos portugueses reflete a realidade vivida pela psicologia nos outros países. 
Aquando da formação da psicologia como ciência, as universidades que formavam os psicólogos preparavam instigadores e teóricos e não psicoterapeutas ou psicólogos. Mais tarde o estudo da biografia de alguns psicólogos permitiu estabelecer uma relação entre a sua intervenção prática e a construção das sua conceções e teorias.
A psicologia atual é o produto das várias conceções do homem nas diferentes correntes da psicologia.
Assim a psicologia é dividida em várias áreas de investigação:
Neuropsicologia: Aborda os fundamentos biológicos do comportamento e dos processos mentais (sistema nervoso)
Psicologia social: Estuda processos de interação entre o individuo e os outros, entre o indivíduo e os grupos e entre grupos.
Psicologia do desenvolvimento: Estuda as diferentes fases de desenvolvimento psicológico desde a vida intrauterina até à morte.
Psicologia cognitiva: Estuda processos mentais como a perceção, a aprendizagem, memória, resolução de problemas e mais recentemente as emoções e a motivação.
Psicopatologia: Estuda as causas, a história e o desenvolvimento das perturbações mentais e das disfunções do individuo.
Psicolinguística: Processos mentais que intervêm na aquisição e na utilização da língua mãe.

A psicologia tem uma dimensão teórica que investiga e explica o comportamento e os estados mentais do ser humano. No entanto, para ser aplicada também tem de ter uma dimensão prática. Os níveis de intervenção vão desde o individuo à comunidade, passando pelos grupos e organizações. O desenvolvimento da psicologia e a complexidade dos problemas têm conduzido a uma progressiva especialização da psicologia aplicada que se organiza em várias áreas:


  • Psicologia educacional:




Abordagem das questões de ensino e aprendizagem de indivíduos de várias idades e instituições de vários tipos. O seu objetivo é a promoção da qualidade do desenvolvimento das pessoas, dos grupos, das instituições e das comunidades (creches, jardins de infância, universidades...)
O trabalho dos psicólogos educacionais é promover condições para um desenvolvimento e aprendizagem que permitam que as pessoas encarem positivamente e de forma autónoma os desafios que a vida lhes coloca.

Anita Woolfolk, identifica principais áreas de reflexão da psicologia educacional:

  • Diferentes estádios que correspondem a diferentes características
  • Conhecer as diferenças (culturais, linguísticas, psicológicas...);
  • Interpretação de cada individuo;
  • Motivação relacionada com a aprendizagem;
  • Avaliação de competências e dos conhecimentos.


  • Psicologia do trabalho e das organizações:


Cada vez mais as atividades são assumidas como organizações. Por exemplo as funções tradicionais assumidas pela família, como tratar das crianças, dos mais velhos e dos doentes foram transferidas para organizações especializadas: infantários, lares de terceira idade, hospitais.
Esta área da psicologia especializou-se no estudo e na intervenção nas organizações em geral e e nas do trabalho em particular.

A reflexão da complexidade do trabalho, da sua organização e das suas relações interpessoais divide-se em três domínios:

  • Psicologia do pessoal
  • Psicologia do trabalho
  • Psicologia das organizações


As inovações tecnológicas e as transformações, arrastam um conjunto de problemas que são objeto da sua reflexão e intervenção: modificam-se as relações com o trabalho e as interações pessoais.
Assim o psicólogo desenvolve o seu trabalho, analisando a relação entre o trabalho e as pessoas, avaliando a motivação e o grau de satisfação dos trabalhadores, estudando os processos de liderança e de gestão de recursos humanos promovendo a otimização do trabalho.

  • Psicologia de orientação vocacional e profissional:


Atualmente um psicólogo desta área não se limita a apoiar o individuo na escolha de um curso ou de uma profissão. Hoje em dia, espera-se que ajude as pessoas a conhecerem as suas capacidades e competências, a identificarem os seus interesses, desejos e expectativas, para as apoiar na construção do seu projeto de vida. A função destes psicólogos é também acompanhar os alunos do processo escolar e profissional, permitindo assim o desenvolvimento da sua identidade pessoal e de autoconhecimento. Avalia programas de apoio às opções vocacionais e profissionais.
O papel do psicólogo vocacional no contexto escolar não se pode remeter apenas a uma intervenção pontual e individual, é necessário envolver professores, pais e outros intervenientes especializados, dado que só atuando em rede é possível promover uma orientação adequada.


Fátima Mendes



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