sábado, 7 de junho de 2014

Emoções



Uma emoção é um conjunto de reações corporais face a certos estímulos. A partir do momento em que sentimos medo o ritmo cardíaco acelera, a pele fica branca e os músculos contraem-se. Estas reações são automáticas e inconscientes.    


Tipos de Emoção 


Primárias (Ex.: medo, alegria, tristeza...) : 
-são universais, estão presentes em todas as culturas. 
-assentam numa base inata, não dependem da aprendizagem. 
-estão ligadas a processos neurais específicos. 

secundarias (Ex.: vergonha, ciúme...): 
-contêm as emoções primárias, mas distinguem-se, na medida em que, nestas os aspetos socioculturais iram influenciar.  

De Fundo (Ex.: bem-estar, mal-estar...): 
-são estados de longa duração- 
-podem influenciar o modo como as emoções primárias se expressão.  



Afetos e Sentimentos 


Afeto é a relação que temos com as outras pessoas, em que se dá e se recebe. Como o amor e o ódio. As emoções são a representação dos afetos.  
Os sentimentos surgem quando tomamos consciência dessas ''emoções'' corporais, quando estas são transferidas para certas zonas do cérebro, onde são codificadas sob forma de atividade neuronial. Concluímos que os sentimentos nascem das emoções. 


Componentes das Emoções: 

-cognitiva 
-avaliativa 
-fisiológica 
-expressiva 
-comportamental 
-subjetiva 



Perspetivas 

Evolutiva 
Foi desenvolvida por Darwin, que, a partir da comparação de expressões de emoções em vários povos, identificou 6 emoções primárias e universais  (alegria, tristeza, surpresa, cólera, medo e o desgosto). 
Considerou que as emoções têm um papel adaptativo fundamental na história da espécie humana, sendo determinantes na capacidade de sobrevivência dos seres humanos. 
Dentro da mesma linha de pensamento Ekman defendia a teoria de Darwin (há emoções universais portanto não dependem de processos de aprendizagem), porém Ekman nega a influencia de cultura nas emoções, na medida em que há regras que controlam a sua expressão. Contudo existe um património comum ao nível das emoções e da sua expressão. 

Fisiológica  
Foi desenvolvida por William James, que considera que as emoções resultam da consciência das mudanças orgânicas provocadas por determinados estímulos.  
Esta perspetiva tem como interesse fundamental o estabelecimento da relação entre o corpo e a mente, que se influenciariam mutuamente: a mente influencia o corpo, mas o corpo também influencia a mente. 

Cognitiva 
Os processos cognitivos, como as perceções, recordações e aprendizagens, são fundamentais para se perceberem as emoções. É a forma como representamos uma dada situação e como a avaliamos que desencadeia, ou não, uma emoção. Esta interpretação depende dos quadros cognitivos, do contexto de vida e da história pessoal do sujeito. 

Culturista 
As emoções aprendem-se no contexto do processo de socialização. As emoções e as formas de as exprimirmo-las variam de cultura para cultura. As diferentes sociedades e culturas definem o tipo de emoções que um individuo vai ter em determinadas situações.  
Esta perspetiva nega a existência de emoções universais, ou seja, à diversidades cultural corresponde uma diversidade de emoções.
   Joana Torres 

Sem comentários:

Enviar um comentário