quinta-feira, 5 de junho de 2014

Piaget e a inteligência


O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia, Piaget, cria uma teoria denominada por construtivismo, que visa o estudo do desenvolvimento cognitivo da criança.

Segundo Piaget o sujeito constrói conhecimento pelas suas próprias ações, ou seja, a inteligência é um produto de um processo de interação na qual interagem estruturas mentais e o meio, contrariando assim teorias anteriores como o gestaltismo ou o behaviorismo. Desta forma, podemos verificar que a inteligência vai-se construindo progressivamente ao longo do tempo, partindo dos reflexos mais simples do bebé até se atingir o pensamento formal.

Consequentemente pode-se afirmar que a teoria piagetiana assenta numa posição interacionista, mas também numa posição construtivista, visto que o sujeito mediante as suas ações tem um papel importante na construção do conhecimento.





O desenvolvimento cognitivo faz-se por modificações nas estruturas mentais, através de mecanismos de adaptação: assimilação e acomodação, que estão em equilíbrio e caso isto não acontecesse o sujeito não se adaptaria ao meio, nem se desenvolveria. Assim, a assimilação é o processo pela qual se integram novos dados provenientes do meio, nas estruturas cognitivas e por acomodação entende-se que o sujeito sofre modificações nas estruturas mentais em função de novas situações, ou seja, irá se desenvolver um novo esquema.

Piaget considera que, o desenvolvimento cognitivo desenvolve-se por etapas, que designa por estádios de desenvolvimento. A ordem de sucessão destes estádios é constante e apesar de as idades que cada criança atinge cada estádio ser diferente, Piaget apresenta idades médias para a passagem de um estádio para o outro. Por exemplo, uma criança sobredotada atingirá cada estádio muito mais cedo, que o habitual. Os estádios de desenvolvimento culminarão no pensamento formal.

  • Estádio sensório-motor
Este estádio começa no nascimento e vai até cerca dos 2 anos. Este estádio divide-se em dois momentos.
Num primeiro momento estamos perante uma inteligência sensorial, ou seja, a captação das informações por parte do bebé é feita através dos sentidos e este exprime-se assim através do movimento. Podemos assim considerar que o bebé apresenta uma inteligência prática, pois não há linguagem, nem capacidade de representação mental de objetos.
Num segundo momento o bebé passa de uma inteligência prática, para uma inteligência representativa, pois tem noção de objeto permanente. Por exemplo, quando mostramos um objeto ao bebé e de seguida o escondemos, este é capaz de o procurar, pois sabe que este continua a existir.
 

  • Estádio pré-operatório
Este estádio começa por volta dos 2 anos e termina por volta dos 6/7 anos. Nesta fase a criança
adquire a função simbólica, ou seja, tem a capacidade representar mentalmente objetos ou acontecimentos que não ocorrem no presente, uma das manifestações mais importantes desta função é a capacidade de falar.
Outra característica deste estádio é que a criança já tem a capacidade de pensar, mas não tem a capacidade para fazer operações mentais. Por exemplo quando expostas a dois copos com a mesma quantidade de líquido, mas um mais alto e fino e por isso com aparência de ter mais e questionadas acerca de qual terá mais quantidade a criança responderá que o copo mais alto tem mais, pois responde com base em aparências e não processa a ação inversa.
Outra característica da criança nesta fase é o egocentrismo, a centração impede a criança de perceber que existem outras realidades e perspectivas, ou seja, há uma visão unilateral.


  •  Estádio das operações concretas
Este estádio começa por volta dos 6/7 anos e termina por volta dos 11/12 anos. A criança neste momento ultrapassa o egocentrismo, ou seja, começa a aceitar as perspectivas/realidades dos outros.
Nesta fase, o pensamento é logico, e a criança é capaz de desenvolver assim conceitos e de fazer operações mentais, mas só na sua presença. No caso que falei anteriormente no estádio pré operatório, a criança já seria capaz de dizer que existe a mesma quantidade de líquido nos dois copos, pois processa a ação inversa.
A criança desenvolve ainda outros conceitos como espaço, tempo, número e lógica.





  •  Estádio das operações formais
Este estádio começa por volta dos 11/12 anos e termina por volta dos 16 anos. Aparecimento no adolescente de um pensamento abstrato, lógico e formal, ou seja, resolve os problemas sem um suporte concreto, o que leva também ao aparecimento de um raciocínio hipotético-dedutivo, ou seja, coloca mentalmente as hipóteses e deduz as consequências.
Aparecimento do egocentrismo intelectual, que faz com que o adolescente considere que o seu pensamento pode resolver tudo e as suas ideias e convicções são as melhores.


Em suma, embora investigações recentes ponham em causa alguns dos aspetos da teoria de Piaget, a sua contribuição para a compreensão do ser humano é incontornável, pois a sua teoria influenciou áreas como a pedagogia e a educação.


Vanessa Peixoto


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