Como centro de comandos do organismo, o sistema nervoso central (SNC) - cérebro e medula espinal - supervisiona e coordena o nosso mundo interior e exterior, permitindo-nos apreender/conhecer o mundo que nos rodeia.
É o cérebro e a medula espinal que formam o tão complexo e tão necessário conjunto de tecidos do nosso organismo que designamos de sistema nervoso central (SNC).

Após cuidadosa análise do cérebro, conseguimos denotar dois aspetos distintivos:
- É extremamente enrugado, o que permite que uma grande quantidade de massa encefálica ocupe pouco espaço, maximizando a área da superfície;
- Está dividido em hemisférios.
Embora semelhantes, os dois hemisférios desempenham papéis muito diferentes nos campos da emoção, linguagem e matemática. Cada hemisfério é formado por quatro lobos.
- Lobos parietais - Situados na parte posterior e superior do cérebro, os lobos parietais contêm a área onde são consciencializadas as sensações do nosso corpo;
- Lobos occipitais - Situados na parte posterior do cérebro, dizem respeito à visão;
- Lobos frontais - Assegura as funções de planeamento e antevisão. É também a área do cérebro que comanda os movimentos voluntários;
- Lobos temporais - Estão localizados na lateral, e implícitos no olfacto, na audição e na compreensão da linguagem.
Especula-se que o cérebro humano seja formado por 86 biliões de neurónios, a unidade básica do cérebro e do sistema nervoso central.
O conjunto das nossas funções cerebrais assenta nas capacidades desta célula, capaz de prolongar centenas de vezes o seu corpo de modo a unir-se a dezenas de milhares de outros neurónios.
A sua capacidade mais incrível será a de gerar electricidade, o que explica a velocidade dos processos mentais mas também o elevado consumo de energia.

- Dendritos - São as projeções do corpo celular que estabelecem ligações com os outros neurónios e deles recebem sinais (elétricos);
- Corpo celular - É a parte principal do neurónio e atua como o processador de um computador, recebendo a informação de outras células e determinando a informação produzida;
- Axónio - É responsável pela condução dos impulsos elétricos, que partem do corpo celular, até outros neurónios ou, por exemplo, os músculos.
Constitui a ligação essencial entre o corpo e o cérebro. Percorrem-na os sinais nervosos vindos de todas as células e as instruções enviadas pelo cérebro para todas as partes do corpo.
Esta pára de crescer quando atingimos os 4 anos sendo que, depois desta idade apenas as raízes espinais continuam a crescer.
Pode atingir entre os 44 e 46 centímetros de comprimento.
É este sistema tão complexo e tão fundamental que permite ao Homem tomar decisões numa fração de segundos enviando informações precisas a todos os membros do nosso corpo.
É este sistema que os cientistas tentam desvendar mas, após séculos de estudos, muitos aspetos continuam um mistério. Todas as respostas encontradas suscitam ainda mais dúvidas e é isto mesmo que torna o cérebro um dos mais interessantes constituintes do nosso organismo!
Pedro Leite
Sem comentários:
Enviar um comentário