terça-feira, 19 de novembro de 2013

No desenvolvimento do ser humano o que pesa mais: a genética ou o ambiente?
  Um dos fenómenos mais estudados e também mais complexos da biologia e da psicologia é o desenvolvimento do ser humano e os factores que condicionam o mesmo. Consideram-se dois factores:
  A genética (composição biológica de uma pessoa)
O meio  (como é que uma pessoa é criada, por quem e onde)

O que e a genética?
  A Genética  é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração.
Alguns cientistas acreditam que a genética tem um papel mais importante que o ambiente e que as pessoas estão geneticamente programadas para se tornarem naquilo que são, ou seja, é algo inato.


 Um dos argumentos contra o desenvolvimento ser proveniente dos genes é a criança selvagem, porque um ser não nasce humano, nasce com possibilidades para se tornar humano integrando-se num meio social. Esta criança não sofreu influência de cultura, ou seja, não lhe foram incutidas qualquer tipo de normas ou padrões sobre os quais esta criança deveria respeitar. Teve que aprender a sobreviver. Não será «normal» o ser humano ser bípede? Esta criança quando foi encontrada, caminhava com pés e mãos, não possuía nenhuma linguagem e emitia sons que nada se assemelhavam aos do homem.









O que é o meio?
 O meio pode ser decomposto em várias vertentes:
     O meio social
     O meio cultural
     O meio da sociedade
     O meio ambiente

Alguns cientistas acreditam que os comportamentos são definidos como o conjunto de reacções de um sistema dinâmico, em face às interações e renovação proporcionadas pelo meio onde está envolvido. Exemplos de comportamentos são: comportamento social, comportamento humano, comportamento cultural.

 
Um dos argumentos contra a ideia de que o desenvolvimento do ser humano tem somente influência no meio é quando um ser humano, que sofre de uma deficiência, como esta criança que temos na imagem, que sofre de trissomia 21 ou síndrome de down (é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossoma 21 extra) serão prejudicadas no seu desenvolvimento pois têm uma deficiência genética.




Como é que os indivíduos desenvolvem a capacidade para a aprendizagem, a memória, a inteligência, e a personalidade? 
O que influencia mais os comportamentos do ser humano?
Será que já nascem em nós estes comportamentos?
Na minha opinião tanto a herança genética, como o modo e local em que o indivíduo é criado exercem extrema influência, uma vez que, nós como seres humanos desenvolvemos capacidades de aprendizagem. As nossas capacidades cognitivas não se encontram 100% determinadas pela genética,  qualquer que seja a capacidade natural de um indivíduo, ela poderá ser melhorada ou obstruída pelo ambiente em que o indivíduo se desenvolve. Será que o mozart se os seus pais não fossem músicos ele seria na mesma o compositor que foi? Será que o Ronaldo se o pai não o apoia-se tanto no futebol chegaria na mesma aonde chegou? Na minha opinião não. Um indivíduo pode ter aptidão para certas áreas, no entanto, é necessário um meio propício para desenvolver essa capacidade.
Dai que, na minha opinião ambas são necessárias para o desenvolvimento do ser humano.

                                                                                                                         Frederico Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário