domingo, 10 de novembro de 2013

Desenhar a personalidade


 
 
A personalidade de uma pessoa é o resultado de uma organização dinâmica de diversos aspectos, como o carácter e as qualidades da pessoa e os motivos pelos quais a pessoa é conhecida, devido às suas atitude, funções e influência.
Mas o que contribui realmente para a formação da nossa personalidade?
Temos três fatores muito importantes na hora de traçar a personalidade que são: a hereditariedade, o meio-social no qual o indivíduo se insere e finalmente as experiências pessoais.
 
Relativamente a hereditariedade percebemos que aqui está implícito a constituição física e o funcionamento do sistema nervoso da pessoa, ou seja, uma pessoa com mais atributos físicos será uma pessoa bem mais calma e segura de si do que uma pessoa com menos atributos, pois a pessoa com mais atributos físicos irá ter um ego muito mais alto e achar-se-á melhor do que qualquer outra pessoa. Aqui podemos também incluir o exemplo dos gémeos verdadeiros. Neste caso percebemos que fisicamente os gémeos são iguais porém na altura de se olhar para a personalidade estes não irão ser de todo iguais.
Se nos debruçarmos na influência do meio para o desenho da personalidade devemos ter em conta a família, o grupo de amigos e a cultura em que o individuo se insere. Se uma pessoa viver num ambiente familiar de violência este terá tendência a no futuro adoptar uma postura violenta de acordo com as situações, contrariamente se o ambiente familiar for um ambiente harmonioso este indivíduo irá certamente ser mais calmo nas situações que poderá vir a atravessar.
As experiências pessoais também desempenham um papel de elevada importância no traçar da personalidade.
Entende-se por experiência pessoal as vivências que cada ser humano passa no seu dia-a-dia, nos sonhos e comportamentos.
Aqui inclui-se também a ocorrência de várias situações que acabam por marcar a vida duma pessoa
e que contribuem para a formação da personalidade das mesmas. Situações essas que podem ser de morte e/ou situações de frustração bem como de satisfação.
Para terminar a aceitação da pessoa tal como ela é, bem como a forma como ela ultrapassa as diversas situações são os traços fundamentais da sua personalidade.
 
                                                                                                                                             Joana Silva
                                              
 
 
                                                                                                             
 

Sem comentários:

Enviar um comentário