quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Hereditariedade vs Meio

As características que o individuo recebe por hereditariedade dá-se o nome de genótipo e ao conjunto de características resultantes da sua hereditariedade mas também da influência do meio, designam-se de fenótipo, sendo este dois fatores que nos tornam diferentes, únicos.

 • Influência da hereditariedade:

 A hereditariedade observa-se concretamente nas características físicas como por exemplo a cor dos olhos, do cabelo entre outras, sendo o fator que mais nos distingue. Já não se estabelece uma relação tão direta com as características da personalidade.
 No entanto, a hereditariedade tem também uma grande influência na constituição dos sistemas nervoso e endócrino e na constituição física, que assumem um papel importante e decisivo no comportamento humano. Assim podemos afirmar que a hereditariedade também explica o modo como os seres humanos atuam.

Atriz Reese Witherspoon e a sua filha Ava


 • Influência do meio: 

A componente genética é bastante importante no desenvolvimento da capacidade intelectual. Contudo, os fatores do meio desempenham um papel decisivo na determinação do modo como a componente genética se expressará.
A construção da personalidade de um individuo depende essencialmente do meio. Sendo o meio social, a família, cultura entre outros, os fatores que a condicionam. 
Uma criança vai aprendendo, observando e escutando tudo o que se passa à sua volta. Por isso a personalidade é algo que começa a evoluir desde cedo.
Um exemplo disso são os indivíduos que cometem atos “desumanos”, como por exemplo um serial killer, a maioria senão a totalidade dos indivíduos que cometem esses atos sofrerem grandes traumas na sua infância ou seguiram “os passos” de quem os criou. 
 Os pormenores podem influenciar a personalidade de um individuo, sendo os primeiros anos os mais importantes e decisivos na formação da personalidade de cada um.

Conhecido como La Bestia, assassino comombiano Luis Alfredo Garavito Cubillos admitiu ter morto e estuprado mais de 130 jovens na década de 90. Estima-se, no entanto, que o número total de vitimas ultrapasse os 400. 
Foi vitima de violência física e psicológica e também vitima de abusos sexuais na sua adolescência.


 • Conclusão: 

A hereditariedade e o meio interagem, sendo difícil saber exatamente o papel de cada um sobretudo na formação da personalidade, ao nível da inteligência, das competências entre outras.
Atuam de forma interativa no desenvolvimento e no comportamento humano.



Fátima Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário