Laranja Mecânica é um filme de 1971 e foi realizado por Stanley Kubrick. Retrata a historia de um jovem, Alex DeLarge, que juntamente com os seus três colegas infringia a lei (violações, assaltos...). Durante o decorrer da historia, Alex é preso e, posteriormente, submetido ao tratamento de Ludovico.
Este tratamento consiste em colocar o indivíduo, durante muito tempo, a assistir a imagens violentas, encontrando-se sob efeito de medicamentos, o que lhe provocava mal estar. Assim, o paciente associava esse mal estar à violência.
O objetivo do tratamento de Ludovico é provocar uma mudança de atitude devido a uma experiência traumática. Entende-se por experiência traumática uma desagradável experiência emocional de tal intensidade, que deixa uma marca duradoura na mente do indivíduo.
Mas será legítimo submeter alguém ao tratamento que a personagem principal (Alex DeLarge) foi submetida? Na minha opinião este tipo de experiência não é legítima. A pessoa irá mudar a sua maneira de agir de um modo não natural, o que na minha opinião é errado.
Além disso, laranja mecânica aborda outros assuntos como estatutos sociais e grupos de pares. Os estatutos das personagens não são atribuídos, mas sim adquiridos. Neste caso, por mérito próprio. Por outro lado, este filme retrata todas as relações que ocorrem num grupo. Em que Alex é o líder, autoritário, e os três restantes membros do grupo são Pete, Georgie e Dim. Com o decorrer da historia, Georgie e Dim questionaram a atitude do seu líder, embora, inicialmente, tinham tido uma atitude conformista... São um grupo porque "trabalham" todos com um objetivo em comum, a prática de violência sob a forma de agressões e violação de mulheres, que nós sabemos que é errado.
Joana Torres
Sem comentários:
Enviar um comentário