quarta-feira, 2 de abril de 2014

CÉREBRO

No outro dia estava a fazer zapping quando reparei numa série policial em que um neurologista é consultor do FBI (o nome da série é "Perception"). Este consultor apenas é chamado quando os suspeitos apresentam algum tipo de doença mental.
Assim fiquei a conhecer uma doença chamada síndrome de Korsakov.


A síndrome de Korsakov é uma neuropatologia associada à carência de Vitamina B1(tiamina) e indiretamente mas muito comumente ao alcoolismo crónico, pois o álcool prejudica a capacidade do organismo de absorver a Vitamina B1. Essa vitamina está associada à transformação do ácido pirúvico, que por sua vez realiza transformações bioquímicas de proteínas sendo que na sua ausência as células nervosas são as mais afetadas.

Os sintomas da Síndrome de Korsakov são a amnésia anterógrada e/ou amnésia retrógrada.. Acompanham esses sintomas uma severa apatia e desinteresse por parte do doente, que muitas vezes não é capaz de ter consciência de sua condição.

Lobo Temporal
amnésia anterógrada está relacionada com o comprometimento da memória de curto prazo, ou seja, o doente torna-se incapaz de formar novas memórias a partir do momento em que desenvolve a doença, e a amnésia retrógrada está relacionada à memória de longo prazo, assim o doente perde grande parte da memória que se tinha formado antes da doença. É baseado nessa severa condição que o neurologista Oliver Sacks relaciona a síndrome de Korsakov à perda da identidade, pois vítima de uma amnésia retro-anterógrada o doente perde por inteiro sua linha biográfica, a sua história, e permanece incapaz de construir outra, sendo obrigado a viver como uma pessoa sem história de vida. Essa linha seria fundamental para a formação do senso de identidade na consciência.

Devido à perda da sua memória estes doentes tornam-se altamente sugestivos ao que lhes é dito e chegam mesmo a idealizar o que lhes foi transmitido como se fosse realidade e tivesse acontecido.

Como consequência desse severo quadro é que ocorre a confabulação, que seria uma tentativa do doente de preencher as lacunas da sua memória com imaginações e ficções aparentemente verossímeis, nas quais ele próprio poderia acreditar. Outra consequência seria a desorientação temporoespacial, claramente causada pela incapacidade da pessoa de marcar sua existência no tempo.
Diencéfalo

A síndrome de Korsakoff é atribuída a uma lesão no diencéfalo, especificamente no núcleo dorso medial do tálamo e nos corpos mamilares, que, são essenciais na construção da memória, o que causaria a amnésia anterógrada. Para agravar esse quadro ocorre também atrofia cortical generalizada, afetando especialmente o lobo frontal e temporal. Essa lesão no córtex cerebral seria a responsável pela amnésia retrógrada e até mesmo uma complicação à já existente questão da identidade, sendo que o lobo frontal tem enorme importância na formação da personalidade e na integração de inúmeras informações corticais.



Fernando Freire

Sem comentários:

Enviar um comentário