terça-feira, 1 de abril de 2014

Laranja Mecânica sob um olhar da psicologia :


O filme Laranja Mecânica (A Clockwork Orange)(trailer) é um filme anglo-estadunidense de 1971 escrito, produzido e dirigido por Stanley Kubrick, adaptado do romance de Anthony Burgess de 1962 com o mesmo nome. Conta a história de Alex DeLarge (Malcolm McDowell), o protagonista é um jovem inglês sociopata carismático cujos os interesses incluem música clássica (principalmente Beethoven),  é líder de um grupo de delinquentes (Pete, Georgie e Dim) a quem ele chama de drugues, "amigos", que cometem todo o tipo de horrores durante as madrugadas: violência, discussões com grupos rivais, assaltos, agressões e até mesmo assassinatos. O filme narra os terríveis crimes do gangue, a sua capturado e a tentativa de reabilitação através do controverso condicionamento psicológico.

Alex possuía um perfil bastante agressivo por isso é submetido ao tratamento, sendo, então, transferido para uma clínica em que é colocado sob os cuidados de uma equipe médica. O tratamento consiste em assistir filmes com cenas explícitas de violência enquanto um medicamento que provoca uma terrível sensação de náusea é administrado. Veja o esquema abaixo: 


No filme o tratamento Ludovico é extremamente percebido como uma paródia da terapia de aversão: terapia de aversão é uma forma de tratamento psiquiátrico ou psicológico em que o paciente é exposto a estímulos enquanto simultaneamente é sujeitado a alguma forma de desconforto. Esse condicionamento é intencional para fazer com que o paciente associe o estímulo com sensações que não lhe dão prazer, a sensações negativas, e então pare com um certo comportamento., que é uma forma de condicionamento clássico)









Era esperado com a realização do tratamento, que Alex se sentisse mal todas as vezes que lhe apetecia participar num comportamento violento. E de facto isso aconteceu. Depois de sair da prisão Alex sente se mal em inúmeras oportunidades que tem, de praticar um comportamento violento ou quando presencia alguma cena de violência. Alex sentia fortes sensações de náusea, "enjoos", que vêem dele,  que o incapacitavam de cometer actos de violência. Trata-se aqui de incompatibilidades entre comportamentos do mesmo campo comportamental, e sobrepõem-se  aqueles comportamentos que tinham maior força. No caso de Alex, venciam as náuseas, pois ele nao podia fugir de si mesmo, e para evitar senti-las era necessário não cometer nenhuma violência.

Por exemplo: Um pai que ameaça o seu filho com um chinelo nas mãos, de vez em quando precisa  de dar uma chinelada para que o chinelo continue a funcionar como estímulo sinalizador de punição / castigo.  No caso de Alex, para que as náuseas continuassem a funcionar como punição para os comportamentos violentos, as cenas de violência teriam que ser repetidas ocasionalmente com a medicação, ou seja, ele teria que ser submetido de vez em quando a novas sessões do tratamento. No entanto os efeitos do tratamento foram terríveis, pois transformaram Alex num homem submisso e assustador dos incômodos que podiam ser sentidos a qualquer instante.


                                                                                                                  Sónia Talagaia nº26 12º A


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