segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Socialização- Processo de Modelação

Talvez possamos , de certa forma, comparar esta imagem à influência que a sociedade tem em nós. 
Tal como na imagem o rato só tem duas opções (a direita e a esquerda); a sociedade favorece-nos umas opções e desencoraja-nos outras retirando recompensas. Mas afinal o que é isso de socialização? Bem, trata-se de um processo de integração que faz com que um ser humano se dê aos hábitos e costumes de uma certa comunidade e que começa desde que nascemos. Esse processo é realizavél através da comunicação entre membros funcionais dessa mesma sociedade e é uma das portas transmissoras da cultura. Para este processo que parece tão complicado mas que ao mesmo tempo é tão facil, existem duas etapas, a socializaçao primária e a socialização secundária.



 Socialização primária 

Esta primeira etapa ocorre com grande intensidade na infância, é possibilitada pela família e é caracterizada pela aquisição de regras básicas como a alimentação, a higiene, a autonomia... basica e essêncialmente uma educação moral sobre o que é errado e o que é correto. Há que realçar que, quando esta fase nao é interpretada corretamente, será difícil alterar certos hábitos mais tarde, como, por exemplo, o hábito pela leitura.

 Socializaçao secundária

Esta fase ja ocorre na vida adulta, com menor intensidade e mais diretamente na nossa carreira profissional .
Para nos integrarmos numa certa sociedade, há mecanismos que devemos seguir. Primeiramente, a aprendizagem, que é onde o sujeito percebe e recenhece as regras sociais dessa comunidade; a imitação que consiste na reprodução dos comportamentos observados e a identificação que ocorre quando o indivíduo se identifica com outra pessoa e isso faz com que a pessoa em causa adquira os mesmo comportamentos do indivíduo com o qual se idêntifica.

Diana Leite nº5 12ºa

Sem comentários:

Enviar um comentário