terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Comunicação

O ser humano normalmente (pois existe exceções) vive em sociedade, ou seja, integrados em grupos e dentro destes serão estabelecidas redes de comunicação.

Comunicação segundo o dicionário português significa ''troca de mensagens entre indivíduos, através da fala, da escrita, de um código comum, ou do próprio comportamento'', ou seja, no processo de comunicação está implícita a transmissão de uma mensagem, na qual farão parte um emissor e um recetor. Em consequência do que referi anteriormente, podemos afirmar que uma pessoa isolada está limitada em termos de comunicação, visto que não existe um recetor e um emissor.


Porém, existem dificuldades na transmissão correta de mensagens. A partir do momento em que o emissor estabelece comunicação com o recetor, ou seja, lhe envia uma mensagem, esta mensagem ao ser transmitida terá que passar por um meio de difusão, onde existirão fontes de distorção, como por exemplo, o ruído, que muitas vezes levará a erros na mensagem e posteriormente a mensagem que chega ao recetor, será diferente da inicial. Logo, poderemos afirmar que a eficácia da transmissão da mensagem depende da forma como o grupo se organiza.

Como referi anteriormente, a eficácia da transmissão das mensagens depende da organização do grupo, visto que estes podem usar diferentes tipos de redes de comunicação, tendo por finalidade o êxito da receção da mensagem.

Assim, existem dois tipos de redes de comunicação, centralizadas e descentralizadas. As redes de comunicação centralizadas são mais eficazes, visto que é exercida uma liderança autoritária, ou seja, usam menos mensagens, gastam menos tempo e assim errão menos. Por outro lado, temos as redes de comunicação descentralizadas, que pelo contrário são menos eficazes, visto que usam uma liderança democrática, por isso, usam mais mensagens, gastam mais tempo e errão mais.

Finalizando, dentro de cada grupo deverá ser escolhida a melhor rede de comunicação, tendo em vista a eficácia que pretendem dentro da comunicação do grupo, pois como referi anteriormente, na transmissão das mensagens poderá haver distorções, dando origem muitas vezes a conflitos de comunicação.



 
Vanessa Peixoto   

Sem comentários:

Enviar um comentário