terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O "Quarto Poder"

           A cultura influencia muito o carácter das pessoas, o modo como vivem e se relacionam com os outros, e é muito importante para a formação do individuo. A nossa cultura é o resultado de um longo processo de aculturação, que também pode ser definido como socialização, na medida em que ambas correspondem a assimilações de características que vão construir o individuo, que vão contribuir para o desenvolvimento de uma personalidade e a ser admitido na sociedade. No processo de aculturação, o ser humano adopta características culturais diferentes da sua, e associa aos seus modelos culturais; na socialização ele aprende e interioriza os elementos da cultura envolvente, passando a fazer parte de uma cultura específica.

Mas para que um individuo “assimile” cultura, e portanto, se torne num ser cultural, tem de conviver com determinados grupos que vão ajudar a esse processo, que o vão ajudar a inserir-se no seu meio sociocultural. Destes grupos, que denominámos de agentes de socialização, destacam-se a família, os grupos de pares, a escola e a comunicação social, e é sobre este último que nos vamos concentrar.

Todos temos (ou devíamos ter) consciência de que a nossa Constituição pressupõe o princípio de separação dos poderes, o executivo, o judicial e o legislativo. Mas nem toda a gente tem consciência do que é o “quarto poder”. Mas afinal o que é?

O termo surgiu em meados do século XVIII, enunciado por Edmund Burke, um parlamentar inglês. Segundo se conta, certo dia este apontou para a galeria da imprensa e disse: “Ali está sentado o quarto estado, mais importante que todos os outros.”. A expressão ficou e passou a designar a imprensa, o “quarto poder”.

·                     Mas em que medida é que a comunicação social contribui para o processo de socialização de um individuo?

Na medida em que todos os meios de comunicação, desde a televisão aos jornais, influenciam as atitudes dos indivíduos através da informação que transmitem. Manipulam a opinião pública e chegam a ditar regras de comportamento e a influenciar as escolhas dos indivíduos.

O comportamento revelado por algumas celebridades,
por vezes não é um bom modelo a seguir,
e esse comportamento vai influenciar
as atitudes e escolhas dos indivíduos. 

Atualmente, o que mais vende na imprensa é a vida dos famosos, as revistas cor de rosa. A imprensa divulga a vida dessas pessoas, todos os detalhes, até os seus erros. O certo é que as pessoas que apreciam esses famosos, que seguem a sua vida de perto, vão ser influenciadas pelo comportamento que estas demonstram, o que não acontecia, se a imprensa não divulgasse.

Este controlo dos média sobre a opinião pública está retratado no filme “O Quarto Poder” (“Mad City”) de Costa-Gavras. 




Joana Dias

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