sábado, 31 de maio de 2014

O papel dos processos mentais na vida quotidiana :


O QUE É A MENTE ?
A mente é um sistema dinâmico de relação entre um ser humano e o seu mundo. Se pararmos para pensar na pergunta: “o que é a mente?”, por mais que a resposta esteja na ponta da língua, não existe uma definição precisa, já que a mente é algo invisível, algo que está no interior de cada um de nós. Cada um de nós vê, sente ou pensa as coisas de forma particular e singular.É importante termos noção, que cada sujeito é composto por dois lados: 
  • um lado interior (mente, de pensamentos, de significados, de emoções…)
  • um lado exterior (comportamentos, atitudes, acções...)

Mas afinal como é que o ser humano dá sentido a si próprio e ao mundo? É a partir da analise do papel desses processos na vida quotidiana que podemos perceber qual é o efeito da cognição, da emoção e da conação na relação com o outro?  
É pelos processos mentais: cognitivos, emocionais e conativos que a mente se efectua. São estes processos que se vão constituindo desde o nascimento de cada um de nós, que estruturam a nossa vida e que permitem conhecer o mundo, relacionar-se com ele e agir sobre a realidade física e social e assim construir a nossa identidade. 
Duas das reacções possiveis

 Para que percebamos melhor o papel e a verdadeira importância  destes processos vejamos 
1º. exemplo:
Imagina a situação:

És um aluno que tiras más notas e chegas ao fim do ano lectivo e não consegues passar de ano, ficas novamente a repetir esse ano.



2ºexemplo:
Estas crianças que observam um telemóvel reflectem a inter-relação entre vários domínios: a percepção, a aprendizagem cognitiva e emocional e a iteração social.
Como conclusão, todos estes processos levam nos a interagir com o mundo defenindo a nossa própria personalidade, a construção do EU PSICOLOGICO, a nossa identidade.


Sónia Talagaia nº23 12ºA







Sem comentários:

Enviar um comentário