segunda-feira, 26 de maio de 2014

A presença da conação no meio escolar


 
Questão: Qual o motivo por que os estudantes tiram notas tão díspares uns dos outros?

Uma resposta possível terá por base as suas capacidades intelectuais, mas, então, como seria possível explicar que alunos comprovadamente sobredotados fossem superados por alunos ditos normais? A resposta a estas perguntas estará, pois, relacionada com a conação. Mas o que é, afinal, a conação?

A conação é a componente subjetiva por detrás das ações humanas e pode ser dividida em três domínios: esforço de realização, intencionalidade e tendência (ou impulso).

Assim sendo, o motivo por que há tanta disparidade ao nível dos resultados dos alunos no meio escolar prende-se com o esforço de realização, isto é, as ações que os mesmos fazem para que possam satisfazer as suas necessidades de realização pessoal, isto é, manifestarem todo o seu potencial.

Na mesma linha de ideias, o motivo por que os alunos sobredotados são superados pelos restantes, em certos casos, prende-se com a falta de esforço de realização que os mesmos realizam, derivado de conseguirem destacar-se face ao grosso da população com relativa facilidade. Tal leva a que fiquem convencidos e percam a motivação para se empenharem.
Não se pense, todavia, que só a componente da conação esforço de realização se encontra presente no meio escolar.

Sempre que um aluno levanta o dedo para participar, estamos na presença de um processo cognitivo, do domínio da intencionalidade, dado que:

1.    O aluno pretende participar e, por essa razão, levanta o dedo e espera a sua vez de participar, sendo essa a única ação por ele realizada;

2.    O aluno só levanta o dedo porque pretende participar, caso contrário não o faz;

 
Do mesmo modo, sempre que, após um resultado negativo, o aluno estuda com mais afinco de modo a recuperar estamos na presença não só de esforço de realização mas também quer de intencionalidade quer de tendência.


 Note-se que:

1)    O aluno efetua um esforço suplementar para que possa satisfazer a sua necessidade de realização pessoal, isto é, para que possa expor todo o seu potencial

(Aqui está presente o esforço de realização)

2)    A) O aluno pretende melhorar a sua nota e, por isso, submete-se a um esforço extra, sendo essa a única ação por ele realizada;

B) O aluno só se submete a esse esforço extra porque pretende melhorar a sua nota, caso contrário não o faz;

(Aqui está presente a intencionalidade)

3)    Após um mau teste, o aluno fica com uma necessidade por satisfazer, a necessidade de realização pessoal, o que leva a que tenha uma tendência para a suprir, sendo que é por esse motivo que estuda com mais afinco, de modo a que melhore no teste seguinte;

( Aqui está presente a tendência explicada com base no ciclo motivacional)

Em suma, a conação, nos seus diversos domínios, encontra-se muito presente no meio escolar, assumindo nele um papel preponderante.
João Pacheco nº15 12ºA

 

 

 

 

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