Uma resposta
possível terá por base as suas capacidades intelectuais, mas, então, como seria
possível explicar que alunos comprovadamente
sobredotados fossem superados por alunos ditos normais? A resposta a estas
perguntas estará, pois, relacionada com a conação. Mas o que é, afinal, a
conação?
A conação é a
componente subjetiva por detrás das
ações humanas e pode ser dividida em três domínios: esforço de realização, intencionalidade e tendência (ou impulso).
Assim sendo,
o motivo por que há tanta disparidade ao nível dos resultados dos alunos no
meio escolar prende-se com o esforço de
realização, isto é, as ações que os
mesmos fazem para que possam satisfazer as suas necessidades de realização
pessoal, isto é, manifestarem todo o
seu potencial.
Na mesma
linha de ideias, o motivo por que os alunos sobredotados são superados pelos
restantes, em certos casos, prende-se com a falta de esforço de realização que os mesmos realizam, derivado de
conseguirem destacar-se face ao
grosso da população com relativa
facilidade. Tal leva a que fiquem convencidos e percam a motivação para se
empenharem.
Não se pense, todavia, que só a
componente da conação esforço de realização se encontra presente no meio
escolar.
Sempre que um aluno levanta o dedo para
participar, estamos na presença de um processo
cognitivo, do domínio da intencionalidade, dado que:
1.
O aluno pretende participar e, por essa razão, levanta o dedo e espera a sua vez de participar, sendo essa a única
ação por ele realizada;
2.
O aluno só levanta o dedo porque
pretende participar, caso contrário não o faz;
Note-se que:
1) O aluno efetua um esforço suplementar
para que possa satisfazer a sua
necessidade de realização pessoal, isto é, para que possa expor todo o
seu potencial
(Aqui está presente o esforço de realização)
2) A) O aluno pretende melhorar a sua
nota e, por isso, submete-se a um
esforço extra, sendo essa a única ação por ele realizada;
B) O aluno só se submete a esse esforço extra porque
pretende melhorar a sua nota, caso contrário não o faz;
(Aqui está presente a intencionalidade)
3) Após um mau teste, o aluno fica com uma necessidade por satisfazer, a necessidade de realização pessoal,
o que leva a que tenha uma tendência para a suprir, sendo que é por esse motivo
que estuda com mais afinco, de modo a que melhore no teste seguinte;
( Aqui está presente a tendência explicada com base no ciclo
motivacional)
Em suma, a conação, nos seus diversos
domínios, encontra-se muito presente no meio escolar, assumindo nele um papel
preponderante.
João Pacheco nº15 12ºA
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