Liderança
A liderança é a prática de autoridade e tomada de decisões. Esta serve para “dirigir” no sentido de responder aos problemas.
A liderança é necessária em todas as organizações, no sentido de despertar o desejo, o interesse e o entusiasmo no outro, a fim de adoptarem determinados comportamentos e cumprirem tarefas.
Estatuto e Papel Social
O Estatuto social é uma posição que um individuo ocupa numa hierarquia, este desempenha um determinado papel.
Os Estatutos podem ser adquiridos ou atribuídos.
*Um Estatuto adquirido é aquele que uma pessoa obtém por mérito próprio;
*E o Estatuto atribuído é aquele em que a pessoa não faz nada para os obter. São os estatutos que escapam ao controlo do individuo.
O Papel social é a tarefa que um indivíduo, com um determinado estatuto social, tem de desempenhar perante uma comunidade.
O Papel pode ter um aspecto afectivo, ou seja, uma posição social com referência a regras e costumes.
A relação entre o Estatuto e o Papel Social
Os papéis sociais definem as obrigações e os comportamentos que os outros esperam. O papel de um individuo está dependente da posição que ocupa num dado grupo, ou seja, do seu estatuto. O estatuto decorre do poder e prestígio que se detém num dado grupo.
Um individuo pode assumir diferentes estatutos e assim sendo diferentes papéis.
Joana Pereira N.º 26
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