quinta-feira, 20 de março de 2014

Estatuto e papel

Liderança

A liderança é a prática de autoridade e tomada de decisões. Esta serve para “dirigir” no sentido de responder aos problemas.

A liderança é necessária em todas as organizações, no sentido de despertar o desejo, o interesse e o entusiasmo no outro, a fim de adoptarem determinados comportamentos e cumprirem tarefas.




 Estatuto e Papel Social

O Estatuto social é uma posição que um individuo ocupa numa hierarquia, este desempenha um determinado papel.

Os Estatutos podem ser adquiridos ou atribuídos.

*Um Estatuto adquirido é aquele que uma pessoa obtém por mérito próprio;

*E o Estatuto atribuído é aquele em que a pessoa não faz nada para os obter. São os estatutos que escapam ao controlo do individuo.

O Papel social é a tarefa que um indivíduo, com um determinado estatuto social, tem de desempenhar perante uma comunidade.

O Papel pode ter um aspecto afectivo, ou seja, uma posição social com referência a regras e costumes.


A relação entre o Estatuto e o Papel Social

Os papéis sociais definem as obrigações e os comportamentos que os outros esperam. O papel de um individuo está dependente da posição que ocupa num dado grupo, ou seja, do seu estatuto. O estatuto decorre do poder e prestígio que se detém num dado grupo.

Um individuo pode assumir diferentes estatutos e assim sendo diferentes papéis.

Joana Pereira N.º 26

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