As características inatas são aquelas que fazem parte do nosso código
genético. E este código influenciará a nossa personalidade. Freud e Gessel,
entre outros, defendem a tese que há medida que crescemos, o nosso corpo segue
padrões definidos dentro do nosso mapa genético.
Por outro lado existem as características adquiridas que
consistem na influência do que nos rodeia (família, sociedade, cultura, grupos
de amigos) na formação da nossa personalidade. Sendo assim, Skinner e Watson
defendem que o que vamos aprendendo é o que nos definirá, por isso, formamo-nos
a partir das nossas experiências de vida.
Com a evolução dos tempos, Piaget refere que só a união das
duas características (inatas e adquiridas) é que formarão o indivíduo, uma vez
que este tem um papel ativo na sua construção, ou seja, o EU forma-se através
de características inatas (fatores biológicos) mais as características que se vão
adquirindo ao longo do seu percurso (o meio onde estou inserida), nunca podendo
separar uma ou outra.
Recentemente foi publicado um estudo que apresenta conclusões
surpreendentes! De volta ao passado, o estudo defende que o sucesso escolar se
deve em maior percentagem aos nossos genes e uma menor percentagem ao meio em
que estamos inseridos.
“Em disciplinas
como inglês, matemática, ciências, física, biologia e química, os pesquisadores
descobriram que os genes influem mais nas notas, 58%, enquanto em matérias de
humanidades, como arte e música, os genes contam em 42%.
Apesar de
assinalar o grande peso que a genética tem no sucesso escolar, a pesquisa
esclarece que isto não implica que o ambiente que rodeia uma criança não é
importante, pois influi nas notas em 36%, nem que o trabalho educacional dos
colégios não conte.” In, (http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2013/12/genes-influem-mais-nas-notas-que-pais-ou-professores-diz-estudo.shtml)
Tendo em conta a minha experiência e o meu conhecimento do ambiente em
que estou inserida, considero que as características adquiridas têm um peso
mais elevado que as características inatas. Senão vejamos, as crianças que não
têm suporte familiar, que estão inseridas em meios economicamente
desfavorecidos terão mais probabilidades em ser adultos com algumas limitações
comparado com adultos que na sua infância tiveram um bom suporte familiar e
onde lhes foram proporcionados momentos ricos de lazer.
Alexandra
Gomes
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