quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O que determina o nosso comportamento? Será o meio ou é a natureza? Somos biológica ou socialmente determinados?


As características inatas são aquelas que fazem parte do nosso código genético. E este código influenciará a nossa personalidade. Freud e Gessel, entre outros, defendem a tese que há medida que crescemos, o nosso corpo segue padrões definidos dentro do nosso mapa genético.

Por outro lado existem as características adquiridas que consistem na influência do que nos rodeia (família, sociedade, cultura, grupos de amigos) na formação da nossa personalidade. Sendo assim, Skinner e Watson defendem que o que vamos aprendendo é o que nos definirá, por isso, formamo-nos a partir das nossas experiências de vida.

Com a evolução dos tempos, Piaget refere que só a união das duas características (inatas e adquiridas) é que formarão o indivíduo, uma vez que este tem um papel ativo na sua construção, ou seja, o EU forma-se através de características inatas (fatores biológicos) mais as características que se vão adquirindo ao longo do seu percurso (o meio onde estou inserida), nunca podendo separar uma ou outra.

Recentemente foi publicado um estudo que apresenta conclusões surpreendentes! De volta ao passado, o estudo defende que o sucesso escolar se deve em maior percentagem aos nossos genes e uma menor percentagem ao meio em que estamos inseridos.

“Em disciplinas como inglês, matemática, ciências, física, biologia e química, os pesquisadores descobriram que os genes influem mais nas notas, 58%, enquanto em matérias de humanidades, como arte e música, os genes contam em 42%.

Apesar de assinalar o grande peso que a genética tem no sucesso escolar, a pesquisa esclarece que isto não implica que o ambiente que rodeia uma criança não é importante, pois influi nas notas em 36%, nem que o trabalho educacional dos colégios não conte.” In, (http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2013/12/genes-influem-mais-nas-notas-que-pais-ou-professores-diz-estudo.shtml)

Tendo em conta a minha experiência e o meu conhecimento do ambiente em que estou inserida, considero que as características adquiridas têm um peso mais elevado que as características inatas. Senão vejamos, as crianças que não têm suporte familiar, que estão inseridas em meios economicamente desfavorecidos terão mais probabilidades em ser adultos com algumas limitações comparado com adultos que na sua infância tiveram um bom suporte familiar e onde lhes foram proporcionados momentos ricos de lazer.
 
                                                                       
 
 
 
 
 
 
 
 
Alexandra Gomes

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